segunda-feira, 11 de julho de 2011

Água de lavar chão

As relações são como a água no balde. Temos que estar sempre atentos à cor da mesma para percebermos se ainda estamos a lavar o chão ou se a água já está suja demais e só estamos a piorar o caso.

A culpa é sempre do chão.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pessoas que mudaram a minha vida - I

Aron Ralston é o montanhista cuja história deu origem ao filme "127 hours".

Recordo-me distintamente de ouvir a notícia na televisão em 2003. Um homem havia amputado o seu próprio braço porque ficou preso numa fenda, num local isolado e não tinha avisado ninguém para onde ia naquele fim-de-semana.

Isto não é história para deixar ninguém indiferente mas no meu caso, apesar de saber poucos detalhes, tudo aquilo me pareceu uma trapalhada onde eu me poderia ter metido com facilidade.
Portugal não é propriamente o Blue John Canyon mas, ainda assim, pareceu-me melhor começar a tomar precauções extra e a deixar sempre uma pessoa avisada para os locais onde poderia procurar um cadáver caso eu não desse notícias.

Na verdade o senhor Ralston não mudou a minha vida de uma forma tão grandiosa quanto isso. O título é mais um desejo do que uma realidade. A introspecção que ele fez durante as 127 horas em que esteve preso, a forma como ele se apercebeu de que o relacionamento com as outras pessoas tinha que mudar, não fez com que eu deixasse de ser uma besta solitária.

De facto, apesar de continuar a testar os meus limites físicos (os psicológicos escapam-me ao controlo), nunca veio daí nenhuma epifania e não pretendo obtê-la à custa da ultrapassagem dos limites do reversível.

Para quem viu o filme e acha que foi suficientemente impressionante, leiam isto e/ou vejam isto.

domingo, 13 de março de 2011

Nunca mais volto a escrever sobre a manifestação

Foi um fim-de-semana desgastante. Não volto a escrever sobre esta manifestação.
Parece que só porque acho que as exigências eram ridículas e os meios completamente inofensivos e ineficazes passei a ser um acomodado.

Quando me convocarem para uma coisa a sério, que envie uma mensagem clara e que valha a pena, eu estarei por lá.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Jornalismo a sério, mas a brincar

16 de Dezembro de 2010

Nos Estados Unidos aguardava-se uma votação no senado para aprovar uma lei que daria a todos os bombeiros e policias que participaram nos primeiros salvamentos após a explosão do primeiro avião no 11 de Setembro de 2001, as devidas compensações e apoio médico por terem estado expostos a uma atmosfera altamente cancerígena, tal como as mortes e debilitações físicas nos mesmos o têm vindo a provar.
A garantia de aprovação estava assegurada mas foi dada prioridade a uma lei que aprovou o corte de impostos de senhores e senhoras severamente abastadas.
O tema estava a passar despercebido por parte da imprensa até que um jornal televisivo, daqueles a brincar, decidiu fazer o que faz melhor: jornalismo a sério mascarado de entretenimento:

The Daily Show With Jon StewartMon - Thurs 11p / 10c
Worst Responders
www.thedailyshow.com
Daily Show Full EpisodesPolitical Humor & Satire Blog</a>The Daily Show on Facebook

The Daily Show With Jon StewartMon - Thurs 11p / 10c
9/11 First Responders React to the Senate Filibuster
www.thedailyshow.com
Daily Show Full EpisodesPolitical Humor & Satire Blog</a>The Daily Show on Facebook


E conseguiu.